CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "TCO Sistema educativo português : situação e tendências, 1985-1995" + "TCO Sistema educativo português : situação e tendências, 1985-1995$" Resultados de 1 a 5 sobre 5 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Departamento de Avaliação Prospectiva e Planeamento
Título: Sistema educativo português : situação e tendências, 1985-1995 / Departamento de Avaliação Prospectiva e Planeamento [do] Ministério da Educação ; [elab.] José Vilão, Carmo Proença, Filomena Ramos
Publicação: Lisboa : ME. DAPP, 1999
Descrição física: 184 p. ; 30 cm
Colecção: (Sistema educativo português, 0872-0479)
Sumário ou resumo: Esta publicação reúne, relativamente à década de 1985 a 1995, informação por vezes dispersa, sobre as várias vertentes do sistema educativo português e realça de forma sucinta o sentido das principais tendências, nomeadamente no que se refere à caracterização e evolução do parque escolar e a alunos e docentes nos diversos níveis de ensino. São também tratados a educação especial, a administração do sistema, a acção social escolar, o ensino do português no estrangeiro, o desporto escolar e o financiamento público da educação, incluindo o investimento, através do PIDDAC e do PRODEP.
De entre os indicadores apresentados, dando conta da evolução, são de referir, a escolarização da população escolar, o aproveitamento escolar, a procura de diferentes áreas de estudo e de cursos, taxas de feminização, evolução do acesso ao ensino superior e da sua frequência, bem como habilitações, situação profissional, profissionalização, experiência profissional, estrutura etária e mobilidade dos docentes, o que permite uma visão globalizante e evolutiva do sistema.
ISBN: ISBN 972-614-344-6
Nº do Depósito Legal: PT|90114/95
Assuntos: Sistemas educativos / Estabelecimentos de ensino / Estudantes / Formandos / Professores / Formadores / Acção social / Administração da educação / Financiamento / Desportos / Ensino de línguas / Programa PRODEP / PIDDAC / Informação estatística / Tendências / Portugal
CDU: 371
OCL: 06.01
Cota: 21632 MESICT 27713
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Vilão, Jose, elab. / Proença, Carmo, elab. / Ramos, Filomena, elabt.



Marcar

Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Departamento de Avaliação Prospectiva e Planeamento
Título: Sistema educativo português : situação e tendências, 1994 / Departamento de Avaliação Prospectiva e Planeamento [do] Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. DAPP, 1997
Descrição física: 157 p. ; 30 cm
Colecção: (Sistema educativo português, 0872-0493 ; 1994)
ISBN: ISBN 972-614-305-5
Nº do Depósito Legal: PT|90114/95
Assuntos: Sistemas educativos / Estabelecimentos de ensino / Estudantes / Professores / Acção social / Administração da educação / Financiamento / Desportos / Ensino de línguas / Programa PRODEP / Estatísticas da educação / Portugal / Dados estatísticos / Relatórios
CDU: 371
OCL: 06.01
Cota: 21632 MESICT 26481
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Irlanda



Marcar

Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Departamento de Programação e Gestão Financeira
Título: Sistema educativo português : situação e tendências, 1992 / Departamento de Programação e Gestão Financeira [do] Ministério da Educação
Publicação: Lisboa : ME. DEPGEF, 1995
Descrição física: 30 cm
Assuntos: Sistemas educativos / Programa PRODEP / Necessidades de educação / Estabelecimentos de ensino / Financiamento / Insucesso escolar / Projecto MINERVA / Perfis profissionais / Ensino de línguas / Acção social / Desportos / Estudantes / Professores / Exercício da profissão / Estatísticas da educação / Portugal
CDU: 37
OCL: 06
Cota: 21632 MESICT 25057
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PORTUGAL. Ministério da Educação. Departamento de Programação e Gestão Financeira
Título: Sistema educativo português : situação e tendências, 1991 / Departamento de Programação e Gestão Financeira do Ministério da Educação ; elab. José Vilão
Edição: 2ª ed
Publicação: Lisboa : ME. DEPGEF, 1994
Descrição física: 151 p. ; 30 cm
Colecção: (Sistema educativo português, 0872-0479)
Sumário ou resumo: Esta publicação tem como objectivo principal contribuir para uma visão global do sistema educativo português. Além de transmitir uma imagem da dimensão do sistema, permite reconhecer muitas da suas tendências evolutivas e proporciona o conhecimento de inúmeros indicadores. Este volume reúne, entre 1983-92, informação essencial sobre escolas, alunos, corpo docente, acção social escolar, desporto escolar, ensino do português no estrangeiro, administração do sistema e afectação de recursos financeiros. É um trabalho abrangente, deixando espaços e motivos para análises sectoriais mais profundas, nomeadamente: acesso aos vários níveis de escolarização; insucesso e abandono escolares; evolução da situação do corpo docente e das condições de exercício de profissão; procura de cursos e as necessidades de perfis profissionais; crescimento do sistema e recursos financeiros que lhe são afectos.
Notas gerais: A versão inglesa foi para o CEDO e a versão francesa está na sala Cedefop
ISBN: ISBN 972-614-237-7
Assuntos: Sistemas educativos / Programa PRODEP / Necessidades de educação / Estabelecimentos de ensino / Financiamento / Insucesso escolar / Projecto MINERVA / Perfis profissionais / Ensino de línguas / Acção social / Desportos / Estudantes / Professores / Exercício da profissão / Estatísticas da educação / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 21632 MESICT 23471
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Vilão, José, coord.



Marcar

SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS
Título: Sistema educativo português : situação e tendências 1990 / elaborado pelo Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação ; coordenação e texto José Vilão
Publicação: Lisboa : ME. GEP, 1992
Descrição física: 150 p. ; 30 cm
Sumário ou resumo: Visão geral do sistema educativo português nas suas múltiplas vertentes e principais tendências evolutivas na última década. A informação contida neste documento permite imagens sucessivas do sistema ao longo de um número significativo de anos, sendo apresentados, nas conclusões, os aspectos mais relevantes da evolução geral observada relativamente aos estabelecimentos de ensino, alunos, docentes e recursos financeiros.
ISBN: ISBN 972-614-193-1
Assuntos: Sistemas educativos / Estabelecimentos de ensino / Formadores-formandos / Ensino básico / Ensino secundário / Ensino profissional / Educação não formal / Educação especial / Ensino superior / Ensino particular / Ensino à distância / Educação de adultos / Aspectos financeiros / Quadros estatísticos / Portugal
OCL: 06.01
Cota: 21632 MESICT 21632
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Vilão, José, coord.
Portugal. Ministério da Educação. Gabinete de Estudos e Planeamento, elab



Marcar