CATESOC - Gabinete de Estratégia e Planeamento. Pesquisa: "TCO Sociologia, formação e mudança" + "TCO Sociologia, formação e mudança$" Resultados de 1 a 1 sobre 1 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: BENAVENTE, Ana
Título: Sociologia, formação e mudança / Ana Benavente
In: Revista Inovação, Lisboa, 2 (1) 1989, p. 17-21
Sumário ou resumo: Para mudar a escola, devem mudar-se as práticas dos protagonistas da instituição. A mudança das estruturas não acarreta imediatamente mudanças de práticas, mas estas por si só também não podem mudar a escola. A importância dos professores na mudança e na inovação das práticas é crucial. Se a formação dos professores pretende facilitar a mudança, deve ser cultural e sociopedagógica; as suas metodologias fundamentar-se-ão na formação profissional e na educação de adultos, em pedagogias activas centradas no sujeito em formação. Devem articular-se a acção e a reflexão, a teoria e a prática. A afirmação da necessária dimensão social e cultural na formação dos professores evidência a importância da sociologia na formação para a mudança . Os domínios da sociologia que interessam a formação dos professores para a mudança são a sociologia do conhecimento, a da família, a das profissões, a das organizações, a das representações e das práticas sociais .
Assuntos: Sociologia da educação / Formação de professores / Métodos pedagógicos
OCL: 06.01
Cota: MESICT
Tipo de documento: Texto impresso



Marcar